la

A obra de Liliana Alves situa­se indubitavelmente no campo artístico. O que nasce das suas mãos são peças únicas, que respondem à primordial busca humana de Beleza.

Liliana parte sempre dum fragmento de realidade que a sensibilize – seja fauna ou flora, palavra ou gesto, objecto, pormenor de objecto… É depois a sua imaginação que lhe poetiza as formas e cores, através da manipulação minuciosa da matéria. Se a prata e a técnica de filigrana, são elementos característicos do seu trabalho, a sua obra não se fica nunca por aí, e Liliana conjuga-­as com o trabalho de materiais diversos, como esmaltes, madeiras, pedras ou cerâmicas.

O enfoque das criações de Liliana está no outro. Daí as preocupações tanto a nível ergonómico, como de liberdade de uso; assim a versatilidade de muitas das suas peças, que se desdobram, multiplicam,
«viram do avesso», permitindo um uso diversificado, de acordo com a disposição de alma de quem a usa.

Sendo a Joalharia um mundo repleto de desafios, Liliana Alves explora­o com minúcia, visando pormenores diferentes em cada peça que cria, dentro duma estética própria, já bem definida.